Trabalhos Científicos


ANAIS


4ª Semana de Comunicação Social – Por uma Comunicação Social


Artigos apresentados em 24 de novembro de 2010




CIBERLITERATURA: ANALISANDO O UNIVERSO DAS FANFICTIONS NA INTERNET
Autoras: Marina Mota Fernandes e Mariana Freire Pinho Leitão
Orientação: Riverson Rios
Resumo:
Tomando como foco as fanfictions - ficções produzidas por fãs - este artigo tem como objetivo analisar a cultura de colaboração existente na Internet, que facilita a inúmera produção dessas ficções diariamente, além de apresentar uma nova visão sobre a literatura, que também passou a ser colaborativa. As ficções, antes produzidas por pequenos grupos, hoje são construídas coletivamente por pessoas de qualquer lugar do mundo através da Internet. O presente artigo mostra como a cibercultura abriu novas portas para a produção da literatura virtual nas redes sociais, analisadas a partir do exemplo das fanfictions.

TAMBOR DE CRIOULA DAS MARIAS: A DIFUSÃO DE UM RITUAL MARANHENSE EM FORTALEZA.
Autora: Lorena Lyse Lima Rodrigues
Sem orientação
Resumo:
O Tambor de Crioula, uma manifestação popular típica do estado do Maranhão, vem se difundindo em Fortaleza através do grupo Tambor das Marias, do projeto Caravana Cultural. O grupo é o primeiro e único grupo de Tambor de Crioula do estado do Ceará. Esse trabalho procura relatar como essa difusão ocorreu, apresentando, primeiramente, a origem, características e considerações de alguns autores sobre ritual e espetáculo, a perda da tradição, ainda no Maranhão e, posteriormente, como chega a Fortaleza e as alterações sofridas durante esse processo.


MARKETING NA INTERNET: OS PERCURSOS DA PUBLICIDADE NA ERA DIGITAL
Autoras: Hayanne Narlla e Caroline Brito
Orientação: Riverson Rios
Resumo:
Neste artigo, observar-se o desenvolvimento do marketing digital e as diferenças em relação à publicidade tradicional. Também analisamos as ferramentas usadas pelo marketing digital que possibilitam personalização e interação das empresas com o público. Observar-se mais especificamente o marketing viral e como essa estratégia de vendas obteve êxito na internet a partir do crescimento das redes sociais e da propaganda feita entre os próprios internautas.


REALIDADE BRASILEIRA: OS SERTÕES E A GUERRA DE CANUDOS
Autor: Alan Regis Dantas
Orientação: Paulo Germano Albuquerque
Resumo:
O ensaio baseado na disciplina de Realidade Brasileira procurou investigar sob diversos aspectos a Revolta de Canudos como mito fundador do Brasil. Resultado da mistura de raças e síntese do povo brasileiro, o homem do sertão, visto por Euclides, mistura força, perícia e valentia com supertição e fanatismo. Afirmações constatadas através das leituras do próprio texto de Os Sertões.


A INTERATIVIDADE NO TELEJORNALISMO BRASILEIRO NA ERA DA CONVERGÊNCIA: UMA ANÁLISE DAS PRINCIPAIS EMISSORAS DA TELEVISÃO ABERTA
Autor: Igor David Gadelha Miranda
Orientação: José Riverson Araújo Cysne Rios
Resumo:
A televisão completa, no ano de 2010, 60 anos de existência no Brasil. Desde seu lançamento, muitas modificações aconteceram, as quais acabaram por refletir um conjunto de transformações na concepção do próprio telejornalismo. Esses progressos podem ser observados sob dois aspectos: na forma de apresentação (cenários, estúdios, equipamentos) e no ambiente da convergência, com a distribuição multiplataforma dos conteúdos e novas práticas produtivas. Nesse segundo ponto, a chegada da Internet como nova forma de distribuição e consumo de vídeo teve papel importante, pois foi, sem dúvida, umas das que mais trouxe novidades para o telejornalismo, e para o jornalismo de uma forma geral. Diante disso, a proposta do presente artigo é analisar como essa convergência de mídias vem influênciando a interatividade no telejornalismo brasileiro.



CANUDOS; TERRA, SANGUE E PODER
Autor: Fernando Moreira Falcão Neto
Orientação: Paulo Germano Albuquerque
Resumo:
O ensaio trata do massacre à comunidade de Belo Monte, a famosa e injustiçada Canudos, ignorada na nossa história nacional. Destacando o contexto socio-economico desencadeador do fenômeno Canudos.