Descrições


Grupos de Discussão (GDs)

Terça – 23/11 - manhã (CD)
GD 1 ( Sala 51B)
>> Comunicação e Cultura
> Paulo Germano (Doutor, professor da FA7 e coordenador do Núcleo de Pesquisa em Comunicação - Nupecom)
O grupo discutirá o conceito de cultura, a partir do autor Nestor Gárcia Canclini, e como esse conceito e suas nuances se relacionam com a comunicação. Também abordará como a mídia apresenta esses aspectos culturais diversos. Entram nessa discussão temas como políticas culturais, modernidade, concepções de arte, formações de platéia e relações entre artistas e público.

Terça – 23/11 - manhã (CD)
GD 2 ( Sala 51C)
>> Comunicação Ambiental
> Edgard Patrício (Doutor em Educação, professor e coordenador da Ong Catavento)
As relações da comunicação com a ecologia serão abordadas nesse GD. O intuito é problematizar e adquirir acumulo de conhecimento sobre o assunto, possibilitando a discussão aprofundada e sugestões de procedimentos comunicacionais com o tema.

Terça – 23/11 - tarde (AB)
GD 3 ( Sala 51B)
>> A mídia e o jovem
Amanda Nogueira (Jornalista e integrante da Ong Catavento)
O grupo procurará discutir como a mídia aborda o jovem, de forma a refletir sobre essas práticas no intuito de aprimorá-las, já que o público do GD são os comunicadores e futuros comunicadores.

Quarta – 24/11 - manhã (AB)
GD 4 ( Sala 51B)
>> Economia Solidária
Indira Tomáz  (Jornalista formada pela FA7 e comunicadora do projeto Mobilizando para uma nova Economia)
Após uma breve apresentação da Ecosol - Economia Solidária, com mostra de vídeos e slides, a partir da exposição do projeto Mobilizando para uma nova Economia a facilitadora exporá um pouco de sua experiência como comunicadora, atuando no projeto e os benefícios e dificuldades encontradas. Para em seguida, abrir para discussão sobre as temáticas abordadas.

Quarta – 24/11 - manhã (AB)
GD 5 ( Sala 51C)
>> Criminalização dos Movimentos Sociais
> Helena Martins (Jornalista e coordenadora do Coletivo Intervozes)
O grupo de discussão elencará e debaterá os diversos aspectos de como a grande mídia acaba criminalizando os movimentos sociais. Grupos da sociedade civil organizada como MST – Movimento dos Sem Terra, por exemplo, são alvo extremo do bombardeio midiático, que divulgam suas ações distorcidamente, sem expor os reais motivos e ideias dessa organização. Será levantada discussão sobre tais posturas junto aos participantes , iniciando o debate a partir daí.

Quarta – 24/11 - tarde (CD)
GD MOSTRA ( Sala 53B)
>> O cinema alternativo cearense
Carolline Vieira (cineclubista)
  Victor Furtado (realizador audiovisual)
Discutir a produção do cinema cearense fora do grande círculo comercial do cinema, analisar a proposta dos jovens cineastas que saem dos cursos realizados pelos instrumentos culturais do Estado e debater o nosso movimento cineclubista. Estes são os objetivos do GD Cinema Alternativo. Um bate-papo reflexivo, acompanhado de mostra audiovisual, levando aos participantes informações relevantes do contexto cinematográfico no Ceará.


Quinta – 25/11 - manhã (AB)
GD 6 ( Sala 51B)
>> Direito da Comunicação
Daniel Fonseca (Jornalista e coordenador do Coletivo Intervozes)
Esse GD trará uma breve introdução sobre direito à comunicação, com a apresentação do vídeo “Levante sua Voz”. E exporá histórico da legislação em comunicação , como se deu a consolidação do mercado de radiodifusão, para a partir daí discutir o movimento de comunicação no Brasil, a legislação atual, os conselhos e os desafios para a luta pós-confecom pelo direito à comunicação.


Quinta – 25/11 - manhã (AB)
GD 7 ( Sala 51C)
>> O papel da mulher na propaganda brasileira
Ana Paula Rabelo (Mestre em Linguistica, professora da FA7 e ativista feminista)
A facilitadora retratará como a propaganda brasileira encontra na mulher espaço para estereotipação cultural. Exemplificando e analisando alguns casos de como a mídia impõe padrões e determina valores e comportamentos femininos. Abrirá assim para discutir como os comunicadores devem atuar nesse sentido.


Quinta – 25/11 - tarde (CD)
GD 8 - ( Sala 51B)
>> Movimento Estudantil em Comunicação
> Lia Lauriano (Estudante de Comunicação e integrante do Coletivo Enecos-Ceará)
O principal intuito deste GD é apresentar o ME – Movimento Estudantil aos participantes e como ele se encontra organizado hoje. Além de explicar a importância desse tipo de militância nas vivências estudantis, na mobilização e realização das ações dos coletivos que atuam neste sentido.

 
 ______________________________________________________________



OFICINAS


24 e 25 (quarta e quinta)
AB – manhã (7h30min)
>> Defesa pessoal VIP  - Grão Mestre Vinicius/ Victor Valério
 (30 vagas - sala 52C)
A oficina visa oferecer os conceitos-base de defesa pessoal vip. Técnicas de soco, chutes, torções e rolamento.


24 e 25 (quarta e quinta)
AB – manhã (7h30min)
>>Rádio Comunitária – Ismar Capistrano
 (25 vagas – Estúdio de Rádio)
A Oficina apresentará um pouco da história das rádios comunitárias; a legislação de radiodifusão comunitária, a realidade das rádios comunitárias no Cear e o mapeamento das rádios comunitárias em Fortaleza.


24 e 25 (quarta e quinta)
AB – manhã (7h30min)
>> Ioga – Aldo Marcozzi
(15 vagas – 51A)
A oficina visa apresentar alguns asanas básicos da Ashtanga Yoga que dão energia e vitalidade e criar um espaço para vivências de consciência corporal e a sua importância para manutenção da saúde física e mental. Além de proporcionar aos participantes a possibilidade de se poder abordar as questões da existência pelo prisma holístico.

Obs:
Cada participante deverá vir  sem ter comido em excesso e com roupas leves e trazer:
-  o seu mat (tapetinho) ou esteira antiderrapante;
- uma toalha grande e uma de rosto.


24 e 25 (quarta e quinta)
AB – manhã (7h30min)
>> In Design – Sâmila Braga / Mariana Araújo
 (15 vagas - Lab 52)
A oficina visa oferecer os conceitos-base do programa Adobe Indesign CS3. O que inclui as ferramentas básicas para a elaboração de páginas de revistas, jornais ou mesmo cartazes. Além de apresentar as considerações primárias sobre diagramação, tais como, noções de tipografia, alinhamento, contraste, e organização geral dos elementos gráficos.


23 e 25 (terça e quinta)
AB – tarde (14h)
>> Fotografia Pinhole – Jari Vieira
 (15 vagas - Laboratório de Fotografia)
A oficina possibilitará fotografar com uma câmera artesanal construída pelos próprios participantes da oficina com uma lata de leite. As fotografias serão reveladas no laboratório de fotografia.


23 e 25 (terça e quinta)
AB – tarde (14h)
>> Ilustrator – Rubens Sampaio /  Fabrício Alves
 (20 vagas - Laboratório 52)
A oficina visa dar noções básicas aos participantes, sobre o programa Adobe Illustrator CS3, por meio do reconhecimento da área de trabalho, criando formas, selecionando,  alinhando  e transformando os elementos gráficos, além de trabalhar com cores, texto, linhas guias e máscaras.


23 e 25 (terça e quinta)
AB – tarde (14h)
>> Produção Cultural    - Léo Porto
 (25 vagas - Sala 51C)
O minicurso oferecerá os princípios básicos da produção Cultural desde a elaboração de projeto para evento e programa para TV até a produção do mesmo. Passaremos pela captação de recursos entendendo um pouco da Lei Rouanet e o preenchimento de formulário para patrocínio, a pré-produção/produção/pós-produção.


23 e 24 (terça e quarta)
CD – noite (19h)
>> Cinema Social – Victor Gáspar
 (10 vagas - Lab. de TV)
A oficina visa apresentar a linguagem geral do cinema, da produção, do roteiro e orientar para a organização de projetos audiovisuais. O foco cairá sobre o cinema de baixo orçamento, esclarecimento de termos e técnicas, da escrita e de toda a produção nesta ordem.


23 e 24 (terça e quarta)
CD – noite (19h)
>> Guerrilha Cultural – Revista Aerolândia
 (20 vagas – 51B)
Sem pretensão de transformar participantes em potenciais agentes da contracultura local, fanfarrões performáticos ou pessoas-humanas com dignidade, família e respeito, esta oficina deseja traçar um breve panorama de possibilidades de ativismo e expressão no campo local, questionando e propondo alternativas a campos de significação hegemônica em esferas do cotidiano, da cultura e/ou política institucionalizadas (PANDEIRO, Babau do, 2009). Tais ações e posturas serão ilustradas pelo exemplo do que vem sendo uma publicação sem escrúpulo algum, perigosa e destinada a um público considerado "estranho", a tal da Revista Aerolândia (*).
(*) texto do próprio oficineiro

23 e 24 (terça e quarta)
CD – noite (19h)
>> Oficina de estêncil – Fabrício Alves e Nayana Portela
 (20 vagas – Ala 51C)
Por meio da oficina de estêncil irá apresentar os métodos de criação manual através da técnica do estêncil, uma breve explicação sobre a técnica e as aplicações. Após a apresentação dos materiais e confecção dos trabalhos, eles serão expostos.

Obs:
Os participantes deverão trazer:
-Tesoura ou estilete;
- Blusa ou outro suporte que deseje estampar.



23 e 24 (terça e quarta)
CD – noite (19h)
>> Oficina Edição de Vídeo – Rubens Sampaio
 (04 vagas – Agência Brado)
O conteúdo programado para esta oficina envolve comentários sobre cinema de baixo custo, noções de como trabalhar com área de Trabalho do IMovie HD 6, como criar novos projetos, importar vídeos e áudios, trabalhar com a paleta de cores e a timeline. Além de instruções sobre cortes de vídeos, efeitos, títulos e cor do branco.

Obs:
Como o curso se volta para a edição em computadores MAC, os participantes que tiverem, podem trazer seus computadores portáteis dessa marca